Sim, é possível a prática de atividades para idosos com pouca mobilidade. Aliás, mais do que viáveis, elas são necessárias para a saúde física e mental.
Porém, à medida que envelhecemos, exercícios de alto impacto não são indicados, porque podem sobrecarregar as articulações e os músculos. Contudo, essa limitação não pode impediros idosos de terem um estilo de vida ativo e agradável.
Com respeito ao corpo, é possível abandonar o sedentarismo e usufruir de inúmeros benefícios.
Por isso, listamos a seguir algumas atividades apropriadas. Esperamos que goste!
Conheça algumas atividades para idosos com pouca mobilidade
Primeiramente, é sempre importante lembrar que antes de iniciar qualquer exercício físico, o idoso deve consultar o médico para saber quais são os adequados para seu nível de condicionamento e para suas necessidades individuais.
Além disso, todas as atividades para idosos com pouca mobilidade requerem acompanhamento de profissionais habilitados. NoCora Premium, por exemplo, temos profissionais de Educação Física e Fisioterapeutas sempre a postos para esse acompanhamento.
Outro ponto importante é que, para evitar lesões, a prática deve ser iniciada de forma branda, aumentando gradualmente a duração e a intensidade dos treinos.
Na sequência, confira alguns desses exercícios que podem ser praticados por idosos em diferentes níveis de capacidade física e que, quando praticadas em grupo, também beneficiam a interação social.
1. Caminhada
Caminhar é uma atividade simples, de baixo impacto, que pode ser praticada em qualquer local e dispensa equipamentos. Se praticada regularmente, a caminhada melhora a saúde cardiovascular, a força muscular e o equilíbrio, bem como reduz os riscos de doenças crônicas.
Além do mais, é uma excelente maneira de relaxar, diminuindo o nível de estresse e ansiedade, de manter o peso e de curtir a companhia de amigos.
2. As aulas de ginástica estão entre as atividades para idosos com pouca mobilidade
Participar de aulas de ginástica em grupo pode ser a motivação definitiva para movimentar o corpo enquanto ocupa a mente.
E um profissional capacitado pode criar rotinas variadas para atender às necessidades e condições específicas de cada aluno, tornando o momento divertido.
3. Ioga
Outro ótimo exercício de baixo impacto é a ioga. Envolvendo movimentos lentos, a prática melhora o equilíbrio, a força muscular e a flexibilidade.
Uma das mais interessantes atividades para idosos com pouca mobilidade, a ioga realiza exercícios respiratórios e meditação, ajudando a evitar ansiedade e estresse. Também alivia dores crônicas e eleva a atenção plena do idoso e a qualidade do sono do praticante.
4. Natação e hidroginástica
Além de movimentar o corpo inteiro, a natação e a hidroginástica evitam pressão nas articulações, melhorando a resistência, a saúde cardiovascular e a força muscular.
Ambas reduzem o risco de doenças crônicas, fortalecem a função pulmonar e a respiração, bem como ajudam a manter o peso.
5. Jogos de quintal e de vídeo
As atividades para idosos com pouca mobilidade podem ser leves e divertidas, como jogar bocha ou cornhole.
Outra opção entre as atividades para idosos com pouca mobilidade são os videogames ativos. Usando consoles especiais, é possível jogar boliche, tênis ou esquiar em frente à tela.
Além de colaborar para a atividade física, eles permitem ao idoso desfrutar de boa companhia.
6. Pilates
O Pilates busca fortalecer os músculos centrais e a melhorar a postura, adotando exercícios de baixo impacto, sendo excelente para melhorar a flexibilidade e o equilíbrio.
7. Entre as atividades para idosos com pouca mobilidade, temos a dança
São muitos estilos diferentes a serem escolhidos, do mais leve ao mais movimentado. Assim, a dança é divertida e pode ser de baixo impacto, auxiliando a saúde cardiovascular e a coordenação, sem contar que é uma diversão!
Outras atividades para idosos com pouca mobilidade
Além dos exercícios físicos, existem outras possibilidades para que o idoso tenha uma rotina ativa e agradável.
Selecionamos algumas dessas atividades para idosos com pouca mobilidade. Acompanhe e movimente-se:
8. Arranjo de flores
Eis uma atividade gratificante que permite movimentos leves, bem como a possibilidade do idoso expressar seu lado criativo e manter o contato com a natureza.
Arrumar flores em um vaso ou floreira exige movimentos ativos com os braços e as mãos, podendo ser realizado em pé ou com a pessoa confortavelmente sentada.
Se os arranjos forem realizados em grupo, torna-se ainda mais divertido, sem contar que os participantes poderão aprender uns com os outros.
9. Jardinagem
Cavar, capinar, plantar, regar são tarefas que exigem movimento. Além do mais, a jardinagem é uma desculpa para brincar com a terra, algo que costuma dar grande satisfação a muitas pessoas.
Além de plantas ornamentais, é possível criar uma horta para uso dos próprios jardineiros ou, até mesmo, para doação.
Sem dúvidas, entre as atividades para idosos com pouca mobilidade, essa é uma das mais gratificantes.
10. Pescaria
Quem gosta dessa prática, sabe que ela é um hobby para toda vida. Mesmo porque pode ser praticado em pé ou sentado, gerando movimento na parte superior do corpo, usado para o arremesso e captura do peixe.
Estando em boa companhia, a atividade fica ainda mais gratificante. Claro que a prática pode exigir um planejamento para o passeio, mas valerá a pena!
11. Música
Ouvir música faz um bem enorme para a mente, mas fazer música pode ser a atividade perfeita para o idoso permanecer fisicamente ativo e socialmente engajado.
Aprender um instrumento ou participar de um coral, por exemplo, colaboram para maior movimento, sem contar que pode abrir as portas para apresentações onde é possível fazer novas amizades.
Cora Premium cuida do bem-estar físico e emocional de seus residentes
Como vimos, existem várias atividades para idosos com pouca mobilidade que podem ser praticadas em benefício de uma maior qualidade de vida, independentemente do condicionamento físico de quem as pratica.
Além disso, elas atendem gostos variados, gerando prazer e tornando a rotina do idoso mais agradável e produtiva.
No entanto, para que os resultados sejam positivos, algumas dessas práticas devem ser aprovadas e liberadas pelo médico que acompanha o idoso, bem como ser superviosionada por profissionais habilitados.
No Cora Premium, várias dessasatividades fazem parte da rotina dos residentes, que permanecem ativos e saudáveis, enquanto aproveitam ao máximo essa fase da vida.
Somos o residencial de mais alto padrão da América Latina e oferecemos um lugar exclusivo, projetado por uma empresa internacional com mais de 30 anos de experiência em cuidados para idosos.
Cada detalhe de nosso lar foi cuidadosamente pensado para oferecer saúde, autonomia, vida social e atenção em tempo integral a pessoas seniores.