Logo Cora Premium

Tecnologia em lar de idosos: porque ela é importante

Tecnologia em lar de idosos: porque ela é importante

Compartilhe este post:

O uso de tecnologia em lar de idosos tem se mostrado uma ferramenta valiosa para melhorar a proteção e o bem-estar dos residentes.

Estando cada vez mais presentes em nossas vidas diárias, os recursos tecnológicos geram impactos positivos na vida do morador, aumentando sua satisfação (e de seus familiares) com a instituição.

Descubra porque a inovação, usada de maneira adequada, ajuda a tornar a vida dos residentes mais confortável, segura e socialmente conectada.

5 vantagens do uso de tecnologia em lar de idosos

São muitos os benefícios de adotar recursos tecnológicos na rotina de um residencial para idosos. Na sequência, listamos 5 deles para você – acompanhe!

1. Facilita o registro e acesso de informações dos residentes

Registros médicos, dieta alimentar, medicamentos que devem ser ministrados e muitas outras informações são imprescindíveis para cuidar bem do residente.

Automatizar esses dados, garantindo que estejam atualizados e que sejam acessados pelos cuidados com agilidade é essencial. Assim como poder rastreá-los sempre que preciso, como no momento de passar detalhes da rotina do idoso a um familiar.

Ao implementar o uso da tecnologia em lar de idosos, garante-se maior segurança, eficiência e rapidez no atendimento prestado pelos profissionais que zelam pelo bem-estar físico e mental que moram no residencial.

Além disso, a documentação da rotina fica mais precisa e as informações podem ser enviadas para os familiares por meio digital, inclusive usando gráficos que facilitem a sua compreensão.

2. Permite acompanhamento full time do idoso

Quando pensamos no uso de tecnologia em lar de idosos, as câmeras de vídeo ocupam papel de destaque.

Instaladas em áreas comuns e outros espaços, oferecem uma supervisão constante, o que é especialmente importante para os idosos que possuem dificuldades de mobilidade ou que necessitam de cuidados especiais, como os que têm Alzheimer.

Além disso, elas auxiliam na:

  • Prevenção de quedas: monitoram omovimento dos residentes e identificam potenciais situações de risco, como quedas, permitindo uma intervenção rápida;
  • Comunicação com familiares: a família pode acessar as imagens das câmeras para verificar o bem-estar de seus entes queridos a qualquer momento, mesmo à distância;
  • Registro de eventos: as gravações garantem maior transparência nas operações do lar de idosos.

3. Tecnologia em lar de idosos aproxima residentes e familiares

Um dos motivos que levam a família a adiar a decisão de escolher um residencial para seus entes queridos que estão na terceira idade é a distância física. Do mesmo modo, o idoso também tem receio de, morando em um local assim, ficar sem ver as pessoas que ama.

Portanto, é preciso cuidado para que esse distanciamento não desperte sentimentos de isolamento e depressão. É aqui que entra a tecnologia, encurtando distâncias e proporcionando meios eficazes de comunicação virtual.

Por meio de contatos virtuais, é possível:

  • Manter os laços familiares: videochamadas e mensagens de texto permitem que os residentes permaneçam em contato regular com seus familiares, fortalecendo os laços afetivos;
  • Reduzir o isolamento social: a interação virtual com amigos e familiares ajuda a combater a solidão, promovendo um estado emocional mais saudável.
  • Promover o estímulo cognitivo: aplicativos voltados para idosos podem ajudar a manter a mente ativa e proporcionar entretenimento.

4. Eleva a saúde mental

Idosos mentalmente engajados preservam e/ou melhoram seu bem-estar emocional. E a tecnologia em lar de idosos propicia, entre outras possibilidades:

  • Assistir conteúdos de vídeos quando quiser;
  • Ler revistas, livros e outras publicações de interesse;
  • Realizar cursos variados, como fotografia, culinária, artesanato, etc.;
  • Se aventurar em videogames, incluindo jogos interativos com a participação de vários jogadores e aqueles em que o jogador precisa se movimentar (dança, simulação de esportes, entre outros).

Essas práticas têm potencial de retardar ou prevenir deficiências cognitivas leves. Além disso, os jogos podem aumentar o foco mental e melhorar a coordenação motora.

5. Proporciona maior independência ao idoso

A tecnologia em lar de idoso pode ser usada para conferir maior mobilidade ao residente com menor mobilidade. É o caso de usar recursos de reconhecimento de voz para executar funções como abrir janela, ligar ou desligar as lizes, ligar ou desligar televisão, etc.

Preparando os residentes para utilizar a tecnologia em lar de idosos

Para colher todos os benefícios citados anteriormente, é necessário que haja um preparo adequado, o que inclui:

  • Treinamento: os idosos devem receber treinamento básico sobre o uso dos dispositivos tecnológicos, tornando-os mais confiantes em sua utilização;
  • Acessibilidade: os dispositivos e aplicativos devem ser escolhidos com base na acessibilidade, levando em consideração as limitações físicas e cognitivas de cada residente;
  • Suporte técnico: deve haver suporte técnico disponível para resolver problemas e responder a perguntas dos idosos com rapidez e clareza;
  • Respeito à privacidade: é essencial garantir que a privacidade dos residentes seja respeitada ao utilizar dispositivos de vigilância, inclusive, obtendo consentimento quando necessário.

No Cora Premium tecnologia e equipe especializada garantem cuidados especiais ao idoso

A tecnologia em lar de idosos desempenha um papel importante na melhoria da qualidade de vida dos residentes. Por meio de recursos como câmeras de vídeo para segurança e contatos virtuais para combater a solidão, eles podem desfrutar de uma vida mais segura, socialmente conectada e satisfatória.

No entanto, não basta a adoção de recursos tecnológicos modernos para enriquecer a vida dos idosos nesses espaços.

É imprescindível que o residencial tenha uma estrutura física adequada às necessidades dos seu público, bem como profissionais especializados em várias áreas, para garantir que os residentes vivam com conforto e alegria, mantendo a conexão com seus entes queridos.

Pensando desse modo, o Cora Premium foi projetado para oferecer aos idosos uma experiência única de bem-estar.

Localizado em um dos locais mais belos do país, a cidade do Rio de Janeiro, com um projeto arquitetônico requintado e desenvolvido especialmente para os mais experientes, o residencial é o local certo para viver com o máximo de qualidade essa fase da vida tão especial.

Entre em contato com nossos consultores para agendar uma visita e se maravilhar com o melhor residencial para idosos do país.

QUERO AGENDAR UMA VISITA

Leia Também

Fale com a Unidade

Nossos canais de atendimento.