Logo Cora Premium

Saúde mental do idoso: como a leitura pode ajudar na longevidade

saúde mental do idoso

Compartilhe este post:

A leitura pode colaborar com a saúde mental do idoso? A resposta é uma só: sim! Esse hábito proporciona bem-estar emocional, ajudando a ampliar a longevidade.

Isso acontece porque ler é uma prática que contribui para nosso desenvolvimento cognitivo, auxiliando na aquisição da linguagem e nos colocando em contato com conhecimentos essenciais para a nossa formação intelectual.

Além disso, alguns estudos relacionam a ausência do hábito de leitura ao declínio cognitivo. Em outras palavras, a leitura pode ajudar na manutenção da saúde mental, estimulando a memória e prevenindo quadros neurodegenerativos.

Dada sua importância, esse hábito não deve ser excluído da rotina dos mais velhos, mesmo com problemas de visão e outras limitações que podem surgir com a idade.

Manter a prática da leitura nessa fase da vida garantirá diversos benefícios. Por isso, preparamos este conteúdo especial sobre o tema – acompanhe e veja porque um bom livro faz um grande bem à saúde mental do idoso.

Conheça os principais benefícios da leitura para a saúde mental do idoso

Para entender melhor de que forma a leitura pode ajudar na saúde mental do idoso, veja abaixo alguns benefícios dessa prática:

Reduz o estresse

A leitura é importante para promover relaxamento e diversão aos mais velhos. Assim, o hábito reduz o estresse e proporciona sentimentos positivos.

Sendo associada a outras práticas, como atividades físicas, promove resultados ainda melhores.

Favorece o estímulo cognitivo

Alguns estudos relacionam o hábito da leitura à diminuição do declínio cognitivo, colaborando para a saúde mental do idoso.

Em outras palavras, há indícios de que a leitura contribui para a manutenção da saúde mental, que pode ser afetada por quadros neurodegenerativos, como Alzheimer e Parkinson.

Melhora a autoestima

Uma obra que desperta o interesse do leitor, levando-a a relaxar e se divertir, favorece sua autoestima.

Leitura e socialização a favor da saúde mental do idoso

Quem disse que ler deve ser sempre um hábito solitário? Criar meios para a leitura de livros em grupo é benéfico para a saúde mental dos idosos.

Afinal, essa ação promove a socialização e a troca de experiências com outras pessoas. Por isso, é comum que residenciais para idosos incluam essa atividade em sua grade de programação.

Como estimular o hábito da leitura em idosos

O hábito da leitura é importante em todas as etapas da vida e deve fazer parte da rotina dos idosos. Abaixo, veja como promover essa atividade no dia a dia dos mais velhos:

Crie um ambiente propício para a leitura

Esse momento precisa ser prazeroso. Por isso, o ambiente de leitura deve transmitir serenidade, ser bem iluminado e ter assentos confortáveis.

Preparar um lanche nutritivo, saudável e gostoso é uma forma eficiente de deixar o momento ainda mais especial, afetando positivamente a saúde mental do idoso.

Respeite as preferências do idoso

A escolha dos livros, revistas e jornais deve levar em conta os interesses dos leitores da terceira idade.

Descubra a preferência desses leitores e procure sugerir textos que estimulam sentimentos positivos e reflexões, evitando conteúdos que abordam acontecimentos tristes e violentos.

Convide outras pessoas para partilhar desse momento

Compartilhar o momento da leitura com outras pessoas pode deixar a prática ainda mais prazerosa.

Em casa, pode ser criada uma noite especial para ler em família ou um clube de leitura com amigos do idoso.

Além de ajudar a elevar a saúde mental do idoso, essas ocasiões vão gerar boas memórias para todos e favorecer a comunicação entre as gerações.

Vale lembrar que, nos residenciais para idosos, as atividades, incluindo a leitura, são planejadas e acompanhadas por especialistas, favorecendo a socialização dos residentes.

Estabeleça um horário para a leitura

Estipule um horário e um período de duração para a atividade. Respeitar as condições dos mais velhos, evitando que se cansem, é imprescindível para que o momento seja positivo.

Utilize dispositivos que facilitam a leitura

Pense na saúde mental do idoso e em suas limitações físicas. Isto é, se ele apresentar dificuldades para enxergar os textos dos livros impressos, pode ser necessário utilizar leitores de livros digitais, que possibilitam alterar o tamanho das letras.

Cora Premium, preocupação com a saúde mental de seus entes queridos

Em nosso residencial, os residentes possuem um cronograma semanal de atividades, com diversas práticas que ajudam a manter a mente saudável.

São aulas de pintura e artesanato, sessões de musicoterapia, rodas de conversa e muitas outras atividades que proporcionam prazer e socialização, contribuindo para a saúde mental do idoso.

Dessa forma, além dos cuidados com a saúde física, eles também desfrutam de momentos de lazer e são estimulados a desenvolverem hábitos saudáveis, como a leitura.

Com uma estrutura projetada para oferecer conforto e segurança, o Cora Premium é o lugar ideal para que o idoso receba assistência integral, com cuidados médicos, alimentação equilibrada e muito mais.

Para conhecer mais sobre a estrutura e serviços oferecidos, entre em contato com uma de nossas assessoras.

FALAR COM ASSESSORAS

Leia Também

Fale com a Unidade

Nossos canais de atendimento.