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Músculos das pernas fortes após 70 anos? Veja dicas de especialistas de lar para idosos 

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O lar para idosos desempenha um papel fundamental na promoção da saúde e bem-estar dos moradores.  

Um dos motivos é a presença de especialistas que, com seu conhecimento e habilidades, oferecem cuidados personalizados e adequados às necessidades individuais de cada residente.  

Além de garantir a administração adequada de medicamentos e tratamentos, também promovem atividades cognitivas e físicas. Tudo para manter os idosos ativos e engajados.  

A atenção constante e o suporte emocional fornecidos por esses profissionais, fazem do lar para idosos um ambiente acolhedor e seguro.  

Entre os cuidados oferecidos em residenciais especializados para a terceira idade, estão aqueles que ajudam a manter os músculos das pernas mais fortes e saudáveis. 

Siga na leitura e confira as dicas de nossos especialistas para esse desafio

Importância da saúde muscular para pessoas acima dos 70 anos de idade 

Cuidar da saúde dos músculos após os 70 anos de idade é essencial para o bem-estar e a qualidade de vida na longevidade.  

Por isso, um lar para idosos de alto padrão possui uma estrutura completa, incluindo espaço e profissionais para esses cuidados. 

Durante a vida, o corpo passa por diversas transformações e é comum que ocorra a perda de massa muscular conforme envelhecemos. 

Esse fator acaba ocasionando algumas limitações, que interferem na mobilidade e na resistência física. 

É comum que os idosos sintam dificuldade ao tentar realizar algumas atividades do dia a dia – entre elas, subir e descer escadas ou simplesmente caminhar. O motivo para isso é, justamente, a fraqueza dos músculos das pernas. 

Essa fraqueza muscular também prejudica o equilíbrio, aumentando o risco de quedas e lesões.  

Por isso, é fundamental que um lar para idosos ofereça uma rotina que permita continuar trabalhando a musculatura das pernas, mesmo após os 70 anos.  

Atividades físicas realizadas em lar para idosos promovem muitos benefícios 

Exercitar os músculos traz diversos benefícios para a saúde dos idosos. Conheça alguns deles: 

Prevenção de quedas 

Os exercícios de fortalecimento muscular ajudam na manutenção do equilíbrio e evitam riscos de quedas e lesões, além de garantir mais força física. 

Ainda que um lar para idosos tenha uma arquitetura própria para evitar esse tipo de problema, é preciso reduzir ao máximo o risco desse tipo de ocorrência. 

Melhora da mobilidade 

O fortalecimento da musculatura melhora a flexibilidade e a precisão dos movimentos. Além disso, permite que as atividades cotidianas sejam realizadas com mais segurança. 

Manutenção da saúde óssea 

Praticar musculação e outros exercícios de fortalecimento muscular é essencial para a manutenção da densidade óssea e a prevenção de problemas como a osteoporose. 

Controle da diabetes 

Profissionais de saúde que atuam em lar para idosos sabem que exercitar os músculos também pode ajudar no gerenciamento da diabetes. Isso porque os exercícios físicos auxiliam no controle da glicemia. 

Conheça 4 práticas que ajudam a manter a musculatura 

Tendo em vista os benefícios do fortalecimento muscular para idosos, destacamos abaixo algumas práticas e hábitos que contribuem para a manutenção da musculatura. 

Todas elas são oferecidas em nosso lar para idosos. No entanto, também podem ser realizadas por pessoas que estão em sua própria residência, desde que haja acompanhamento e autorização de um médico. 

1. Fisioterapia 

Nas sessões de fisioterapia podem ser utilizadas técnicas e exercícios variados, que ajudam a fortalecer a musculatura das pernas, inclusive, em casos em que o idoso necessita de reabilitação após lesão. 

2. Caminhada 

A caminhada é um exemplo de atividade física de baixa intensidade que pode ser adaptada para idosos com diferentes tipos de condicionamento. Essa atividade ajuda a fortalecer a musculatura das pernas. No Cora Premium, lar para idosos no Rio de Janeiro, ocorre regularmente.  

3. Alongamentos 

Os alongamentos são excelentes para aperfeiçoar o equilíbrio, fortalecer os músculos e aliviar as dores nas articulações. 

4. Alimentação saudável 

Por meio do consumo de vitaminas, proteínas e minerais é possível fornecer aos músculos todos os nutrientes necessários para que eles se mantenham fortes e saudáveis. 

É importante ressaltar que, para realizar atividades físicas com segurança, é preciso contar com a orientação e supervisão de um profissional de saúde. Ele saberá respeitar os limites de cada pessoa, evitando o risco de lesões. 

Claro que em um lar para idosos, com apoio de equipe multidisciplinar, fica mais fácil incluir hábitos saudáveis na rotina do idoso. 

Em sua própria casa, também é fundamental que os idosos busquem meios para a manutenção do bem-estar e da qualidade de vida. 

Cora Premium, o lar para idosos no Rio de Janeiro que une luxo e bem-estar 

No Cora Premium, os residentes contam com infraestrutura moderna e acompanhamento profissional na realização de exercícios físicos, além de sessões de fisioterapia e outros cuidados. 

Para proporcionar qualidade de vida aos idosos, com atenção integral e exclusiva, nosso lar para idosos dispõe de uma equipe profissional multidisciplinar.  

Dessa forma, garantimos todos os cuidados que os residentes necessitam, entre eles: o cumprimento de um cronograma semanal de atividades, com estímulos físicos e cognitivos.  

O Cora Premium oferece acesso a cuidados médicos, alimentação equilibrada, eventos temáticos e muito mais.  

Estamos na cidade maravilhosa e temos uma estrutura única, onde luxo e saúde caminham lado a lado para oferecer os melhores cuidados aos residentes. 

Para conhecer melhor a estrutura e os serviços oferecidos pelo lar para idosos Cora Premium, entre em contato conosco e saiba mais!  

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