Design de interiores em residencial de idosos – conforto em alto padrão

Design de interiores em residencial de idosos – conforto em alto padrão

Compartilhe este post:

O design de interiores em residencial de idosos tem papel de grande relevância porque, por meio dele, é possível proporcionar segurança, conforto e qualidade de vida aos residentes.

Isso não é nenhuma surpresa, já que ninguém, independentemente da idade, deseja morar em um local desconfortável, insalubre e desagradável.

Contudo, para os idosos, que passam a maior parte do tempo em um mesmo ambiente, o design tem importância ainda maior e deve ser usado para gerar bem-estar físico e mental.

Este é o assunto deste artigo – confira até o fim!

Como a decoração dos ambientes influencia a qualidade de vida dos idosos

Projetar espaços que colaborem com a saúde da população da terceira idade é um dos objetivos do design de interiores em residencial de idosos.

Para isso, os especialistas apontam alguns pontos fundamentais. Entre eles:

Iluminação

A luz adequada permite que os residentes andem pelo espaço sem correr riscos de se chocar contra objetos, paredes ou móveis. Também evita quedas, lesões e ajuda o corpo a entender cada hora do dia, colaborando com ciclos de sono e vigília saudáveis.

Pisos

Os pisos também são importantes para prevenir quedas e ajudar na mobilidade dos mais velhos. Além disso, desempenham importante papel na acústica do ambiente, levando os idosos a ouvirem melhor e interagirem mais facilmente com outras pessoas.

Os móveis no design de interiores em residencial de idosos

Usados por muitas pessoas, várias vezes ao dia, os móveis em lar de idosos devem ser duráveis, ergonômicos e resistentes. Quanto aos assentos, o ideal é que sejam firmes e verticalizados, possibilitando que os idosos se levantem com maior facilidade.

Espaços de uso comum

Essenciais para o bem-estar mental dos idosos, as áreas comunitárias são usadas para a interação social. Elas devem ser projetadas para facilitar a mobilidade, considerando que alguns residentes podem usar bengala, andador ou cadeira de rodas.

Ambientes ao ar livre

Espaços ao ar livre, especialmente quando permite contato com a natureza, auxiliam a reduzir o estresse e as dores, aumentam a criatividade e a função cerebral, bem como melhoram a qualidade do sono.

Além disso, ocupam papel importante no design de interiores em residencial de idosos, podendo ser usados para incentivar interação social e prática de atividades físicas.

Importância do design de interiores em residencial de idosos

A decoração de um espaço vai muito além de escolher cores, layout e móveis bonitos. Ela deve proporcionar não apenas uma estética agradável, mas também funcionalidade e bem-estar aos usuários do ambiente.

No caso do design de interiores em residencial de idosos, ele cumpre um papel de grande importância para:

Cuidar da segurança dos residentes

Um dos aspectos mais críticos da arquitetura e decoração em lares para idosos é a segurança. Afinal, essas comunidades frequentemente abrigam pessoas com mobilidade reduzida ou com outras necessidades especiais.

Portanto, é fundamental que os espaços sejam projetados levando em consideração a minimização de riscos de quedas e acidentes.

Isso significa a escolha de pisos antiderrapantes, corrimãos estrategicamente posicionados em corredores e escadas, iluminação adequada em áreas de passagem e banheiros adaptados.

A instalação de alarmes e sistemas de chamada de emergência também é uma medida de proteção importante.

Proporcionar conforto em todos os ambientes

O design de interiores em residencial de idosos deve garantir o conforto para seus usuários. Ou seja, além de ter móveis confortáveis e decoração agradável, deve-se considerar as necessidades dos moradores, levando em conta a ergonomia e a funcionalidade dos móveis e espaços.

Materiais macios ao toque são preferíveis para superfícies como estofados e bancadas. Além disso, o controle da temperatura ambiente, a acústica e a ventilação devem ser cuidadosamente planejadas para proporcionar um ambiente aconchegante e agradável.

Garantir uma rotina mais agradável e feliz

Um bom design de interiores em residencial de idosos contribui significativamente para que o dia a dia dos residentes seja mais agradável e feliz.

E já que a terceira idade exige interação social para maior bem-estar emocional e qualidade de vida, é essencial projetar espaços de convivência bem planejados, como salas de estar aconchegantes e áreas de lazer ao ar livre.

Esses locais vão incentivar a interação entre os moradores e proporcionar momentos de relaxamento e diversão.

Nesse contexto, elementos de design que remetem à natureza, como a presença de plantas e cores suaves, colaboram para um ambiente mais sereno e relaxante que gera efeitos positivos na saúde física dos idosos.

Pensar na personalização e individualidade

Mesmo sendo um lugar que recebe várias pessoas de faixa etária mais avançada, o design de interiores em residencial de idosos entende que cada morador é único, com suas próprias preferências e necessidades.

Assim sendo, considera opções de decoração que permitam que os moradores expressem sua individualidade e se sintam em casa.

É o caso de espaços que acomodem objetos pessoais, como fotografias de família e pertences afetivos, que fazem parte das memórias e da história de vida de cada morador. Esses elementos contribuem para criar um ambiente acolhedor e familiar.

Cora Premium: perfeito para os mais experientes curtirem a vida com alegria e segurança

Quando pensamos em um lar para idosos de alto padrão, o Cora Premium, localizado na cidade do Rio de Janeiro, é a opção número um no Brasil.

Com uma equipe multidisciplinar, apta a cuidar das necessidades individuais de cada residente, a instituição garante aos seus moradores (e familiares) a qualidade de vida que buscam nessa fase da existência.

Além disso, o Cora elevou o nível do design de interiores em residencial de idosos a um patamar de altíssimo nível, oferecendo:

  • Móveis especialmente desenvolvidos e testados para garantir o conforto e a segurança dos idosos, graças à parceria com o Grupo Geriá, empresa especializada em criar peças para essa faixa etária;
  • Mobiliário produzido com tecidos antichama e densidade de espuma especial, desenhados especialmente para o Cora Premium;
  • Móveis com puxadores especiais, que só abrem sob supervisão do cuidador;
  • Portas com fechaduras elaboradas para proporcionar segurança ao residente que tem Alzheimer;
  • Zonas restritas com controle de acesso efetuado por pessoal da enfermagem, proporcionando maior segurança aos residentes com Alzheimer;
  • Claraboia nos corredores e no quarto de residentes com maior nível de dependência, bem como trilho para suspensão que facilita a locomoção de idosos acamados.

Para nós, do Cora Premium, o design de interiores em residencial de idosos é sinônimo de um lugar seguro para viver, mas também de um ambiente que promove conforto, alegria e bem-estar aos moradores.

Agende uma visita e surpreenda-se com a funcionalidade, conforto e bebelza do Cora Premium!13

Leia Também

Fale com a Unidade

Nossos canais de atendimento.