Logo Cora Premium

Benefícios do contato com a natureza na terceira idade 

Compartilhe este post:

O contato com a natureza na terceira idade ajuda a manter a saúde física e mental dessa população.  

Essa é a constatação de estudo da Universidade Estatal de Washington, que destaca os impactos positivos da proximidade de idosos como parques, jardins, rios e lagos.  

Segundo a pesquisa, um incremento de 10% no acesso a esses espaços naturais pode diminuir a chance de os idosos classificarem sua saúde como regular ou ruim.  

Além disso, também pode reduzir casos de sofrimento psicológico grave, que demandariam intervenção profissional. Algo muito importante em um grupo que, historicamente, apresenta resistência a buscar ajuda psicoterapêutica.  

Sendo assim, o contato com a natureza na terceira idade é mais do que um elemento de lazer, ajudando a promover a saúde integral. 

Siga na leitura e saiba mais a respeito. 

Benefícios do contato com a natureza na terceira idade beneficia a saúde física 

Como vimos, pesquisas confirmam como o contato com a natureza na terceira idade colabora com a promoção da saúde do idoso. Abaixo, detalhamos as vantagens dessa interação para o bem-estar físico: 

  • Melhora a capacidade física: atividades ao ar livre, como caminhadas em trilhas e jardinagem, fortalecem a mobilidade e a musculatura, fundamentais para a autonomia na terceira idade; 
  • Reduz risco de doenças: a regularidade do contato com a natureza na terceira idade ajuda a diminuir a pressão arterial, diminuir riscos de doenças cardíacas, auxiliar na prevenção da obesidade e da diabetes tipo 2; 
  • É fonte de sol e vitamina D: exposição moderada ao sol durante atividades naturais aumenta a absorção de vitamina D, essencial para a saúde óssea e imunológica; 
  • Melhora a oxigenação e redução da fadiga: ambientes naturais proporcionam ar mais puro, melhorando a oxigenação do corpo e reduzindo a sensação de fadiga; 
  • Contato com a natureza na terceira idade diminui o estresse: a natureza oferece um ambiente relaxante que beneficia o sistema cardiovascular e contribui significativamente para a redução do estresse; 
  • Estímulo cognitivo:  enriquece o cérebro com diversos estímulos, ajudando a manter a mente ativa e a retardar doenças degenerativas como o Alzheimer. 

Os benefícios expostos evidenciam a importância de proporcionar, aos idosos, frequentes oportunidades de experienciar a natureza, apoiando um estilo de vida mais saudável e vigoroso. 

Mas existem outros motivos para isso – veja no próximo tópico. 

Idoso e natureza: efeitos psicológicos positivos 

A conexão com ambientes naturais exerce um efeito restaurador no bem-estar psicológico dos idosos porque a tranquilidade e a beleza da natureza elevam o humor.  

Além disso, também oferecem um alívio tangível para sintomas de condições como depressão e ansiedade, como pudemos observar na pesquisa, anteriormente citada. Segundo ela, espaços verdes promovem uma sensação de paz e contentamento. 

Além de seus benefícios diretos à saúde mental, o contato com a natureza na terceira idade desempenha um papel relevante na socialização.  

Espaços ao ar livre, como parques e o jardim de lar para idosos, tornam-se locais de encontro para interações sociais. Neles, os idosos podem se conectar, compartilhando experiências e criando laços de amizade, o que ajuda a combater a solidão e reforça a importância da convivência e do suporte mútuo. 

Adicionalmente, o contato com a natureza na terceira idade estimula o engajamento em atividades grupais variadas, como as que veremos a seguir. 

Práticas que promovem o contato com a natureza na terceira idade 

Existem várias maneiras criativas e enriquecedoras de integrar a natureza no cotidiano dos idosos. Aqui estão algumas das atividades benéficas e prazerosas que promovem o contato com o meio ambiente: 

Cuidar de plantas 

A jardinagem é uma atividade terapêutica que permite aos idosos cuidar das plantas, observar o crescimento e sentir a satisfação de cultivá-las. Além disso, é uma excelente maneira de se manter ativo e engajado. 

Observar e alimentar pássaros 

Instalar comedouros para pássaros e observá-los pode ser uma atividade relaxante e uma oportunidade para aprender mais sobre as diferentes espécies que visitam o jardim. 

Essa prática de contato com a natureza na terceira idade pode ser incrementada, tirando fotos dos pássaros e criando um catálogo com as imagens e identificação de cada espécie. Também pode-se publicar o catálogo por meios digitais (como o site do lar para idosos) ou imprimindo. 

Criar e cuidar de uma estufa 

Para aqueles que desejam um passatempo mais envolvente, manter uma estufa oferece a chance de cultivar uma variedade de plantas, independentemente do clima externo.  

Dependendo do cultivo e resultados, é possível criar exposições das plantas cultivadas, tanto para o público interno, como para os familiares e amigos. 

Fazer caminhadas é uma forma de contato com a natureza na terceira idade 

Caminhar em áreas verdes dá muita satisfação porque, além de apreciar a beleza natural, proporciona exercício físico, essencial para a saúde do idoso. Até mesmo a qualidade do sono é elevada com a prática regular de exercícios. 

Participar de piqueniques 

Uma maneira simples e gostosa de desfrutar do ambiente externo, os piqueniques oferecem a oportunidade para uma alimentação saudável em meio à natureza, além de ser uma ótima atividade social. 

Cada uma dessas atividades vai além de promover o contato com a natureza na terceira idade, ajudando a melhorar a saúde física e mental, estimulando a socialização e proporcionando contentamento. 

No Cora Premium os residentes se encontram com uma natureza exuberante 

O Cora Premium destaca-se no cenário dos residenciais de luxo para idosos em virtude de sua estrutura física e dos seus profissionais altamente especializados. 

Localizado em uma área privilegiada na cidade do Rio de Janeiro, é cercado por belas paisagens naturais, proporcionando um ambiente tranquilo e revigorante para seus residentes.  

Visando o bem-estar e a saúde dos idosos, o Cora Premium incentiva o contato com a natureza na terceira idade colocando o meio ambiente como personagem central em sua programação. 

Entre as atividades que envolvem o meio ambiente, temos caminhadas e jardinagem que colaboram para o bem-estar físico e mental, bem como com a interação social. 

Te convidamos a agendar uma visita e constatar como o nosso residencial combina conforto, cuidado e uma conexão profunda com a natureza, oferecendo um refúgio perfeito para a terceira idade.  

QUERO CONHECER O CORA PREMIUM 

Leia Também

Fale com a Unidade

Nossos canais de atendimento.