Você sabia que a qualidade do sono está diretamente ligada à saúde do cérebro e pode, inclusive, influenciar o risco de doenças como Alzheimer?
Afinal, enquanto dormimos, nosso corpo se regenera, fortalece o sistema imunológico e consolida as memórias. No entanto, muitos idosos enfrentam dificuldades para dormir bem, o que pode levar a uma série de problemas de saúde, como fadiga, irritabilidade e até mesmo doenças mais graves.
Por isso, no artigo de hoje, vamos explorar a ciência do sono, entender os desafios que os idosos enfrentam para dormir bem e, o mais importante, te daremos dicas práticas para promover um sono de qualidade e melhorar a vida de seus entes queridos.
Por que os idosos precisam dormir bem?
Um sono de qualidade é como um elixir da juventude para os idosos. Isso porque, durante esse momento, o corpo se dedica a uma série de processos de reparo, regeneração e fortalecimento do sistema imunológico.
Além disso, o sono desempenha um papel fundamental na consolidação da memória e no aprendizado, o que para os idosos significa um cérebro mais ativo e uma menor probabilidade de desenvolver doenças como o Alzheimer.
Mas não é só o Alzheimer: o bom descanso está associado à redução do risco de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e doenças cardíacas.
E por último, mas não menos importante, um idoso bem descansado tem mais energia para realizar suas atividades diárias, interagir com a família e os amigos e, claro, aproveitar a melhor fase da vida!
Desafios do sono na terceira idade
É claro que, apesar de tantos benefícios e de ser fundamental para manutenção da qualidade de vida, como abordamos no começo, muitos idosos enfrentam dificuldades para dormir bem.
Isso acontece porque, com o avançar da idade, o padrão de sono se altera, com mais despertares noturnos e sono mais leve. O ritmo circadiano muda, os hormônios do sono diminuem.
Além disso, algumas doenças como diabetes, artrite, problemas respiratórios e doenças cardíacas interferem na qualidade do sono, seja pelo desconforto causado (como no caso das dores da artrite) ou até mesmo pelos medicamentos necessários para controlá-las que podem ter como efeito colateral a insônia.
Fatores psicológicos, como ansiedade, depressão e solidão, problemas comuns entre os idosos, também podem interferir significativamente na qualidade do sono.
Ou seja, alterações no sono conforme envelhecemos é normal! Esteja preparado para essa mudança de padrão. Porém, não deixe de procurar ajuda médica, caso esteja enfrentando essa questão.
Além disso, isso pode ser intensificado por conta das doenças preexistentes, uso contínuo de medicamentos e fatores psicológicos. Portanto, é importante estar atento para auxiliar o idoso da melhor maneira possível para que ele possa desfrutar de boas noites de sono.
Dicas práticas para melhorar o sono dos idosos
Antes de mais nada, é importante entender o que está causando a insônia, pois só dessa forma será possível adotar estratégias eficazes para lidar com esse quadro.
É preciso saber, por exemplo, se os problemas para dormir estão relacionados com o envelhecer natural, ou se tem alguma doença que ainda não foi diagnosticada, uma medicação que precisa de ajuste.
Mas claro, além de combater essas questões, é preciso fazer a higiene do sono, um ritual fundamental para o cérebro entender a transição do dia para noite e, consequentemente, dormir melhor.
E para construí-lo, basta seguir as dicas abaixo:
- Horários fixos: estabeleça horários regulares para dormir e acordar, mesmo nos finais de semana.
- Ritual do sono: crie uma rotina relaxante antes de dormir, como um banho quente, ler um livro ou ouvir música suave. Isso condiciona o cérebro a entender que, após aquela atividade, ele precisa entrar no modo descanso.
- Ambiente propício: garanta que o quarto seja silencioso, escuro e com temperatura agradável.
- Refeições leves: evite refeições pesadas e gordurosas, especialmente antes de dormir.
- Hidratação: apesar de ser necessário beber bastante líquido durante o dia, evite excessos à noite para evitar idas frequentes ao banheiro, que vão interromper o ciclo do sono.
- Evite cafeína e álcool: reduza o consumo de bebidas estimulantes como café e chá preto, e evite o álcool antes de dormir.
- Atenção às roupas: em dias quentes, utilize roupas leves e confortáveis para dormir. Já no frio, lembre-se de ter agasalho adequado.
- Cama e travesseiros adequados: invista em um colchão e travesseiros confortáveis que proporcionem o suporte adequado para o corpo.
- Evite telas: a luz emitida por televisores, celulares, tablets e computadores pode atrapalhar o sono.
Além dessas ações para antes do sono, existem outras que precisam ser executadas ao longo do dia e que também vão impactar diretamente no descanso noturno. São elas: exposição ao sol, prática regular de atividade física e evitar cochilos longos ou próximos de dormir.
Mas lembre-se: cada pessoa é única, e o que funciona para um idoso pode não funcionar para outro. Experimente diferentes estratégias e encontre o que melhor se adapta às necessidades do seu familiar.
No Cora Premium, o sono é uma prioridade!
Como você viu ao longo do artigo, dormir é fundamental para que os idosos mantenham uma vida saudável e plena. Mas, entendemos também que, estabelecer essa rotina e fazer a higiene do sono pode ser um tanto quanto desafiador.
É por isso que, se você busca um lugar onde seus entes queridos possam desfrutar de noites tranquilas e dias repletos de atividades e bem-estar, o Cora Premium é a resposta!
Imagine um lugar onde a natureza exuberante se encontra com a mais alta tecnologia e um atendimento personalizado. Nosso residencial, localizado no coração da Barra da Tijuca, oferece um ambiente acolhedor e seguro, projetado para promover o bem-estar e a independência dos nossos residentes.
Nossas suítes são cuidadosamente projetadas para proporcionar o máximo conforto e tranquilidade, com ambientes silenciosos, iluminação adequada e opções de personalização para que cada residente se sinta em casa.
Além disso, contamos com uma equipe de profissionais altamente qualificados que podem auxiliar na criação de rotinas que favoreçam um sono reparador.
Porém, o Cora Premium vai muito além do sono! Aqui, nossos residentes encontram:
Áreas de convivência
Aqui cultivamos um ambiente vibrante e acolhedor, perfeito para criar laços afetivos e enriquecer a vida social dos nossos residentes.
Nossos amplos espaços de convivência são projetados para manter a vida social ativa, promovendo encontros memoráveis entre familiares e amigos de todas as idades.
Áreas para a prática de atividades físicas e reabilitação
Nossa estrutura inclui uma sala de fisioterapia com spa, projetada para tratamentos de reabilitação em atendimentos individuais ou coletivos. Além disso, também contamos com uma piscina coberta e aquecida, ideal para a realização da hidroterapia.
Ambos os espaços possuem o trilho de suspensão Maxi Sky, que facilita a transferência de idosos com a mobilidade reduzida, garantindo segurança e conforto.
Áreas para a prática de atividades cognitivas
Nossas áreas dedicadas às atividades cognitivas, como a biblioteca, o salão de jogos e o cinema de última geração, são verdadeiros convites para momentos de alegria e compartilhamento de histórias, fortalecendo vínculos afetivos e estimulando a mente.
E tudo isso combinado a suporte médico altamente especializado, refeições balanceadas e deliciosas (preparadas por nutricionistas) e suporte 24h horas. Afinal, o cuidado no Cora Premium é integral!
Agende já uma visita e venha conhecer de perto essa nova forma de envelhecer!