Os desafios de morar sozinho após os 60 anos

Compartilhe este post:

Um dos principais pontos do Estatuto do Idoso está presente em seu Artigo 37, que diz respeito ao direito à moradia digna para as pessoas com 60 anos ou mais. O estatuto permite que o idoso more sozinho ou acompanhado, ou até mesmo em instituições de longa permanência (ILPIs).

No entanto, é importante que a família analise diversos aspectos e, conte com o auxílio de profissionais de saúde, que podem avaliar se o idoso possui condições físicas e cognitivas para residir sozinho ou não.

A decisão de morar sozinho após os 60 anos deve ser tomada pelo idoso, em conjunto com seus familiares. Mas, é importante notar que alguns fatores podem alterar essa lógica. 

Quando filhos e netos deixam a residência da família, os idosos podem ter que enfrentar uma nova realidade, lidando com desafios comuns nessa faixa etária.

Com o avanço da idade, o corpo passa por diversas mudanças que geram limitações físicas, como diminuição da visão, redução da capacidade motora e perda muscular. Há também o fato de que algumas doenças crônicas preexistentes, como diabetes e hipertensão, podem se agravar após os 60 anos.

Essas condições comprometem a autonomia do idoso, que acaba dificultando a realização de várias tarefas. Neste texto, vamos falar sobre alguns desafios que os idosos que optam por permanecer morando sozinhos acabam enfrentando diariamente.

Manter uma alimentação saudável

Manter uma alimentação balanceada é importante para a qualidade de vida em qualquer faixa etária, especialmente ao público sênior. Uma dieta rica em nutrientes e com menos açúcares e gorduras contribui para a prevenção de doenças, como diabetes, hipertensão, entre outras.

No entanto, morar sozinho após os 60 anos pode apresentar desafios em relação à manutenção de hábitos alimentares saudáveis. A falta de disposição para cozinhar, a dificuldade em realizar compras regulares e até mesmo a solidão durante as refeições são alguns obstáculos que podem levar à negligência da alimentação adequada.

Cuidar da limpeza da casa

A higiene da casa, pode se tornar um desafio para alguns idosos, devido a diversas condições que podem afetar a saúde e a mobilidade. Nesses casos, contar com ajuda profissional para manter o ambiente limpo, organizado e seguro se torna fundamental. Essa medida garante o bem-estar do idoso, prevenindo acidentes.

Aprender a usar a tecnologia

O contato frequente com familiares e amigos é muito importante para idosos que residem sozinhos, a fim de que participem da rotina e permitam o acompanhamento de seu estado de saúde. Nesse contexto, aprender como utilizar a tecnologia é fundamental.

Aplicativos de mensagens, chamadas de voz e vídeo permitem a conexão com pessoas queridas, que podem, inclusive, prestar assistência no dia a dia, proporcionando mais segurança e bem-estar ao idoso, além de tranquilizar os familiares.

Estar atento à segurança

Infelizmente, a falta de segurança é uma realidade no nosso país e pessoas idosas que moram sozinhas estão mais expostas e vulneráveis a isso. É importante que a residência seja segura, soluções que podem ser adotadas nesse caso envolvem a instalação de dispositivos de segurança como câmeras, cercas elétricas, alarmes, entre outros.

Adaptar a casa para evitar acidentes

Com o passar dos anos a mobilidade tende a ficar prejudicada e a instalação de barras de apoio em locais estratégicos, como banheiros, corredores e próximo a escadas, oferece maior estabilidade e previne quedas. Além disso, corrimãos ao longo das paredes e boa iluminação em todos os cômodos também contribuem para a segurança e autonomia do idoso.

Diante dos diversos desafios que permeiam a decisão de morar sozinho após os 60 anos, nem sempre essa é a escolha ideal. A participação da família é fundamental para avaliar se o idoso tem condições de residir sozinho ou não.

Em casos em que filhos e netos percebem a ausência de condições físicas e cognitivas adequadas, é necessário que haja um diálogo franco e respeitoso, apresentando as soluções mais adequadas. Um residencial para idosos pode ser a alternativa ideal em diversos momentos, pois esses locais oferecem estrutura completa, atividades e assistência 24 horas por dia.

O Cora Premium oferece estrutura completa e adaptada, para que o idoso se sinta seguro, acolhido e tenha todas as suas necessidades atendidas.

Ciente do receio de muitos idosos em deixar sua residência atual por medo de perder a autonomia, aqui oferecemos atividades diárias que estimulam o corpo e a mente, preservando a independência do idoso.

Entre em contato, agende uma visita e conheça tudo o que podemos oferecer ao seu familiar!

Leia Também

Fale com a Unidade

Nossos canais de atendimento.