Moda depois dos 60: quebrando barreiras e inspirações atemporais

Compartilhe este post:

Uma coisa é fato: a moda, por muito tempo, foi vista como um universo exclusivo para os jovens. Passarelas e revistas ostentavam modelos magros e novinhos, ditando tendências que muitas vezes não se encaixavam na realidade de pessoas mais maduras.

Mas a boa notícia é que os tempos mudaram! Felizmente, hoje em dia, a moda após os 60 anos se destaca por sua diversidade, elegância e personalidade, provando que estilo não tem idade.

E nesse artigo, vamos explorar esse universo em constante expansão, desmistificando mitos, celebrando ícones e mostrando como você, na sua melhor fase, pode se vestir com muito estilo e conforto.

Moda para além das roupas

A moda após os 60 não se trata apenas de seguir tendências ou usar roupas “da moda”. Vestir-se é sobre auto expressão, autoestima e quebrar barreiras impostas por uma sociedade que muitas vezes ignora ou marginaliza as pessoas mais experientes. 

É sobre celebrar a individualidade

Porém, é importante lembrar que, a indústria da moda, até agora, patina em alguns aspectos quando se trata de representatividade (e não só para o público sênior). Ainda faltam coleções mais inclusivas, que contemplem os diferentes tipos de corpos, estilos, e até mesmo algumas limitações físicas que chegam com a idade. 

Mas, felizmente, cada vez mais pessoas estão se rebelando contra essa narrativa limitada, exigindo visibilidade e representatividade.

Famosos que inspiram

Iris Apfel

Defensora da auto expressão e da autoestima, especialmente para mulheres mais velhas, Iris Apfel foi uma empresária, designer de interiores e ícone da moda americana que se destacou por sua personalidade única, estilo excêntrico e atemporal, e por desafiar as convenções da indústria da moda.

Adepta do maximalismo e dona de um legado de muitas cores, a “adolescente mais velha do mundo” (como chamava a si mesma), defendia que “a pior gafe na moda é se olhar no espelho e não se enxergar”.

Carine Roitfeld

Conhecida por seu estilo único e marcante, que mistura peças clássicas com elementos modernos e acessórios ousados, Carine Roitfeld é uma jornalista francesa que se consagrou como um dos nomes mais influentes da moda internacional.

Sensual e ousada, no auge dos seus 69 anos, Carine usa (e abusa) de modelos que marcam a silhueta, tem na saia lápis a sua melhor amiga e ama o cinza nas mais diversas tonalidades. 

Walter Gianini

Famoso pelos seu cabelo branco encaracolado e barba, Gianini é um senior model brasileiro que ostenta looks repletos de personalidade. 

Glória Pires

Dona de um corte de cabelo moderno (com um contraste belíssimo entre fios grisalhos e escuros), a atriz brasileira é conhecida por seus looks elegantes, versáteis e atemporais. 

Dentre os elementos presentes no seu estilo, podemos destacar: peças chaves, como calças de alfaiataria, camisas sociais, blazers, vestidos e tailleurs; uso de cores neutras (preto, branco, cinza, azul marinho); estampas discretas e atemporais (como florais e listras) e uso de acessórios com moderação. 

Jô Soares

Artista completo, o ícone da cultura brasileira Jô Soares não deixou seu legado somente como apresentador, não! 

Sua personalidade irreverente e bem humorada também estão presentes em todos os looks das mais de 15 mil entrevistas que ele fez ao longo da vida. Entre suas peças ‘hits’, estão os ternos coloridos, camisas com listras ou xadrez e sua incrível coleção de gravatas-borboleta. 

Créditos: Carol Caminha/Gshow

Elke Maravilha

Dona de um sorriso exuberante e incomum, Elke Maravilha, com toda certeza, tinha um visual marcante e difícil de ser definido. Assim como Iris Apfel, ela sempre estava vestida de si mesma! 

Afinal, a moda era para Elke uma forma de arte e auto expressão. Ela utilizava suas roupas para comunicar sua personalidade, ideias e visão de mundo, inspirando a criatividade e a liberdade de expressão.

Dicas para se vestir com estilo após os 60 anos

Como dissemos anteriormente, a moda é uma ferramenta para se expressar e divertir, portanto, não tenha medo de ousar e experimentar! Só assim você vai conseguir se encontrar em meio a tantas referências. 

Mas, para te dar uma luz nessa jornada, separamos algumas dicas e influenciadores para acompanhar de pertinho nas redes sociais! 

Conheça seu estilo 

Autoconhecimento e não ter medo de experimentar é a primeira chave para encontrar o que você quer dizer com suas roupas! Por isso, não tenha medo de usar diferentes peças, cores e estampas para descobrir o que te faz sentir bem e bonito.

Invista em peças básicas e de qualidade

Camisetas, calças, blazers e vestidos em tons neutros são peças chave que podem ser combinadas de diversas maneiras. 

Acessórios fazem a diferença

Brincos, colares, pulseiras e chapéus podem dar um toque especial ao look e destacar sua personalidade.

Conforto é fundamental

Escolha roupas que te façam sentir bem e confortável. Nada de roupas muito apertadas (vale para sapatos também, hein?), quentes demais ou qualquer outra coisa que impeça a sua mobilidade. 

Influenciadoras para se inspirar

Helen Van Winkle, 95 anos, EUA – @baddiewinkle

Vó Izaura Demari, 82 anos, Brasil@voizaurademari

Constanza Pascolato, 83 anos, Brasil@constazapascolatos2g

Linda Rodin, 75 anos, EUA@lindaandwinks

Colleen Heidemann, 72 anos, Los Angeles@colleen_heidemann

Lyn Slater, 70 anos, EUA@iconaccidental

Janie Medley, 65 anos, EUA@medleystyle 

Leia Também

Fale com a Unidade

Nossos canais de atendimento.