Alimentação para idosos com Alzheimer: como estimular o apetite 

Compartilhe este post:

A realidade é que a doença de Alzheimer não rouba apenas a memória, mas também o prazer de se alimentar. Inclusive, sabemos o quanto é desolador ver um ente querido, antes apreciador de uma boa refeição, perder o interesse pela comida. 

Segundo pesquisadores do Hospital das Clínicas da USP-Ribeirão, cerca de 26% dos pacientes com Alzheimer têm dificuldades para sentir o sabor dos alimentos, o que acaba aumentando o risco de desnutrição.

Porém, não se desespere! É possível transformar essa situação. No artigo de hoje você vai descobrir como tornar as refeições mais agradáveis e nutritivas para seu ente querido.

Por que pacientes com Alzheimer perdem o apetite? 

Antes de mais nada, é importante entender que a perda de apetite em pessoas com Alzheimer é um desafio comum. Logo, não é só o seu parente que apresenta essa condição. 

É claro que, a causa dessa perda de apetite pode variar de pessoa para pessoa, mas em geral ela está frequentemente ligada a alterações no paladar e olfato, dificuldades de deglutição, alterações no ciclo sono-vigília e, até mesmo, a questões emocionais como a apatia.

Inclusive, é provável que a mais marcante delas seja o fato de que a doença afeta significativamente a percepção dos sabores e aromas, tornando os alimentos menos atraentes. Além disso, a perda de memória pode fazer com que a pessoa esqueça de se alimentar ou não reconheça a hora das refeições.

E claro, as consequências da má nutrição em pacientes com Alzheimer são diversas e podem agravar o quadro clínico, trazendo questões como: perda de peso, fraqueza do sistema imunológico, dificuldade de cicatrização e até mesmo aceleração da progressão da doença. 

Dicas práticas para estimular o apetite

Antes de mais nada, é importante entender que, a alimentação para pessoas com Alzheimer não precisa ser sem graça. Existem diversas receitas nutritivas e deliciosas que podem ser adaptadas para atender às necessidades específicas de cada paciente. 

Algumas sugestões incluem: purês de legumes, sopas, omeletes, ovos mexidos, peixes, frutas picadas ou em purês. E claro, é preciso estar atento aos nutrientes essenciais que o nutricionista recomendou. 

Tendo isso em mente, adotar as estratégias abaixo pode ser uma mão na roda para estimular o apetite:

  • Crie um ambiente tranquilo e convidativo durante as refeições, com cores claras, boa iluminação e pouco barulho.
  • Estabeleça horários fixos para as refeições e lanches, criando uma rotina alimentar.
  • Utilize pratos coloridos e bem apresentados, combinando diferentes cores e texturas. Afinal, comemos primeiro com os olhos!
  • Ofereça pequenas porções de alimentos ao longo do dia, em vez de grandes refeições.
  • Opte por alimentos macios e fáceis de mastigar, como purês, sopas e carnes desfiadas.
  • Incentive a ingestão de líquidos, como água, sucos naturais e chás, para manter a hidratação.
  • Evite distrações, como televisão ou rádio, para que a pessoa possa se concentrar na comida.
  • Incentive a pessoa a se alimentar, oferecendo elogios e demonstrando afeto.

Cora Premium: cuidados para além da alimentação! 

Como você sabe, a alimentação é apenas um dos aspectos importantes para garantir a qualidade de vida de pessoas com Alzheimer. 

Além disso, acompanhamento médico regular, atividades terapêuticas e um ambiente seguro e acolhedor são fundamentais para promover o bem-estar físico e emocional de idosos com Alzheimer. 

É por isso que, no Cora Premium, oferecemos um cuidado integral, com foco na individualidade de cada residente, através do nosso Espaço Violeta, um lugar especialmente projetado para atender às necessidades únicas de pessoas com Alzheimer. 

Com uma equipe multidisciplinar altamente qualificada e um ambiente familiar, proporcionamos um cuidado de excelência, permitindo que nossos residentes vivenciem uma vida mais plena e feliz.

Quer conhecer de perto e saber mais sobre como o Espaço Violeta pode transformar a vida do seu familiar? Entre em contato conosco e agende uma visita!

Leia Também

Fale com a Unidade

Nossos canais de atendimento.